Brusca

Foto: David Arioch

Brusca é uma torta com massa de feijão-fradinho e recheio de proteína de soja refogada.

Ingredientes da massa

Feijão-fradinho cozido, farinha de aveia, gordura de coco (ou creme vegetal), manjericão e sal.

Ingredientes do recheio

Proteína texturizada de soja (PTS), cebola, alho, cheiro verde, páprica, óleo, chimichurri desidratado, pimenta dedo-de-moça, creme de soja, leite de coco (opcional), água e sal.

Preparo do recheio

Em uma frigideira ou panela, coloco meia colher de sopa de óleo, dois dentes de alho bem picados e uma cebola média bem picada.

Assim que começa a grelhar, adiciono 400 gramas de proteína texturizada de soja desidratada (utilizei 200 gramas de PTS crua), misturo bem, acrescento meio copo americano de água, tampo e deixo refogar. É importante não deixar a PTS ressecar.

Transfiro para outro recipiente e incluo 1/3 de um maço de salsinha, 1/3 de um maço de cebolinha, uma colher e meia de sopa de chimichurri desidratado, uma pimenta dedo-de-moça bem picada, uma colher de sopa de páprica, sal a gosto, 100 gramas de creme de soja e duas colheres de sopa de leite de coco (opcional). Mexo tudo e reservo.

Preparo da massa

Bato no liquidificador 600 gramas de feijão-fradinho cozido (sem água). Transfiro para uma bacia e adiciono 200 gramas de farinha de aveia e 60 gramas de gordura de coco (ou creme vegetal). Misturo bem, incluo algumas folhas de manjericão bem picado e sal a gosto.

Misturo tudo, passo um pouquinho de farinha de aveia sobre a massa, então a abro bem sobre uma superfície, usando um rolo culinário (de pão ou macarrão) e a divido em duas partes bem compactadas. A primeira coloco sobre o fundo de uma forma redonda para torta e a moldo com as mãos de acordo com o formato da forma. Depois a levo ao forno para pré-assar.

Assim que a massa estiver durinha e sequinha, despejo o recheio de PTS refogada e cubro com a outra parte da massa, tendo o cuidado de fechá-la bem, juntando as bordas da massa inferior com as bordas da massa superior. Para finalizar, levo ao forno por pelo menos 40 minutos em temperatura de 180 graus. Pronto!

Os ingredientes rendem pelo menos 1,2 quilo de Brusca

Observação

É normal sobrar uma pequena porção de massa. Então é só reservar e depois utilizá-la em outro tipo de receita, ou até mesmo fazer bolinhos usando apenas a própria massa e assá-los.

Valores Nutricionais Totais

Carboidratos: 296 Gramas

Proteínas: 150 Gramas

Gorduras: 60 Gramas

Valores Nutricionais Por Porção de 100 Gramas

Carboidratos: 24,6 Gramas

Proteínas: 12,5 Gramas

Gorduras: 5 Gramas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s