
Uma variação do streuselkuchen, a Cuca da Má é uma cuca vegana bem leve e fofinha preparada pela minha mãe. Além de fácil preparo, é baseada em ingredientes acessíveis.
Ingredientes
Farinha de trigo, açúcar demerara, leite de coco, óleo, limão-siciliano, fermento em pó, sal e goiabada (opcional).
Preparo
Misture 450 gramas (três xícaras) de farinha de trigo e 200 gramas (uma xícara e meia) de açúcar demerara. Aos poucos, adicione 300 ml de leite de coco morno, duas colheres de sopa de óleo de soja e uma colher de sopa de óleo de coco. Acrescente também uma pitada de sal e as raspas da casca de um limão-siciliano pequeno.
Bata bem a massa manualmente, inclua uma colher e meia de sopa de fermento em pó e bata mais um pouquinho. Terminada essa etapa, unte uma forma com farinha e óleo de coco. Então despeje a massa e a reserve.
Em outro recipiente, misture 150 gramas (uma xícara) de farinha de trigo com 75 gramas (meia xícara) de açúcar demerara, meia colher de sopa de canela e meia colher de sopa de cravo em pó. Adicione também quatro colheres de sopa de óleo (ou mais se necessário) e mexa bem os ingredientes até formarem uma farofa. É importante ter paciência nessa etapa.
Na sequência, despeje a farofa sobre a cuca e inclua alguns pequenos pedaços de goiabada. Para finalizar, leve ao forno por 30 minutos em temperatura de 180 graus. Pronto!
Observações
Com o calor do forno, a goiabada derrete e atravessa a massa do bolo, criando uma base cremosa.
A goiabada é apenas uma sugestão. Você pode substituí-la por outro alimento de sua preferência. Também vale a pena cobrir a cuca com uvas depois de acrescentar a farofa e antes de levá-la ao forno.
É fermento biológico ou químico?
CurtirCurtir
Químico.
CurtirCurtir