Bitelo

Bitelo
Foto: David Arioch

Bitelo é um hambúrguer de soja levemente picante, baseado em ingredientes acessíveis.

Ingredientes

Proteína texturizada de soja (PTS), farinha de aveia, farinha de trigo, molho inglês, vinagrete desidratado, salsinha, cebola, pimentão, pimenta dedo-de-moça, azeite e sal (use o tipo de sua preferência).

Preparo

Deixo meio quilo de proteína texturizada de soja hidratando. Depois troco a água e coloco de molho em água recém-fervida com cinco colheres de sopa de vinagre. Cinco minutos depois, escorro a água da proteína texturizada de soja com um coador de voal.

Transfiro a PTS para uma bacia e reservo. Enquanto isso, pico dois maços pequenos de salsinha, duas cebolas médias, dois pimentões (uso o vermelho) e duas pimentas dedo-de-moça (sem semente). Despejo tudo na bacia e mexo bem.

Acrescento 150 a 200 ml de molho inglês com baixa concentração de sódio. Distribuo aos poucos, até deixar a PTS com uma cor mais escura. Adiciono também três colheres de sopa de vinagrete desidratado, três colheres de sopa de azeite e uma colher de chá de sal rosa. Misturo bem novamente.

Como a proteína texturizada de soja rende mais de um quilo, incluo ainda 150 gramas (uma xícara e meia) de farinha de aveia e 150 gramas (uma xícara e meia) de farinha de trigo. Mexo novamente os ingredientes deixando a massa bem maleável, o suficiente para garantir uma boa liga.

Para finalizar, fraciono a massa, divido em porções e moldo cada uma em forma de hambúrguer. Para finalizar, reservo no refrigerador o que eu não for usar em seguida. Pronto!

Observações

O Bitelo pode ser grelhado, frito ou assado.

Você também pode usar apenas um tipo de farinha.

Antes de finalizar o preparo, experimente o sabor para se certificar de que está de acordo com o seu paladar.

Caso tenha dificuldade para dar liga à massa, aumente um pouquinho a quantidade de farinha ou acrescente um pouquinho de água. Se ainda tiver dificuldade, você pode recorrer ao amido de milho.

 

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Adirei a receita é parece simples. Vou comprar a soja e experimentar este fim de semana 🙂 obrigada pela partilha

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s