Queijo Vegano da Discórdia

Queijo Vegano da Discórdia
Foto: David Arioch

De fácil preparo e baseado em seis ingredientes, o Queijo Vegano da Discórdia é um queijo que combina muito bem com sanduíches, lanches, salgados e pizzas.

Ingredientes

Feijão branco cozido, batata-salsa (também conhecida como batata-baroa e mandioquinha), óleo, polvilho azedo, limão e sal.

Preparo

Bato no processador de alimentos (ou liquidificador) duas xícaras de batata-salsa bem cozida, uma xícara de feijão branco cozido (somente os grãos – sem a água), cinco colheres de sopa de óleo, cinco colheres de sopa de água, duas colheres generosas de sopa de polvilho azedo, o suco de meio limão-tahiti (ou siciliano) pequeno e sal grosso moído a gosto.

Depois de obter uma massa bem homogênea, uso apenas o que eu for consumir imediatamente. Reservo o restante no refrigerador. Para preparar na frigideira com teflon, coloco um fiozinho de óleo e distribuo a massa, tendo o cuidado de não deixar muito grossa. Então é só esperar dourar ou formar uma casquinha de um lado e virar do outro.

Ou simplesmente cuidar para que fique no ponto de sua preferência. Para além da combinação de ingredientes, o preparo faz a diferença no resultado final, então é importante ficar atento nessa etapa.

Sugestões e observações

Cuidado para a massa não ficar muito seca. Se isso acontecer, coloque um pouquinho mais de água e óleo.

A massa deve ficar pastosa e consistente, então tenha cuidado para não exagerar no óleo ou na água, porque o excesso pode comprometer o resultado.

No caso de pizzas, o queijo deve ser levado ao forno cru, junto com os demais ingredientes da pizza. O mesmo vale para alimentos assados e fritos.

101 comentários Adicione o seu

  1. Aline Mendonça disse:

    Simplesmente maravilhoso! Já havia testado muitas receitas e nada de achar algo que me fizesse esquecer o tão gostoso “queijo mussarela”. Agora estou satisfeita e feliz por comer uma pizza deliciosa com esse queijo. Muito obrigada!!!

    Curtir

    1. David Arioch disse:

      Aline, fico feliz em saber disso. Agradeço o feedback 🙂

      Curtir

  2. Viviani disse:

    Só uma curiosidade…, porquê da discórdia?
    Pela foto parece não ter discórdia nenhuma. Fiquei com água na boca!
    Vou fazer, hummm!

    Curtir

    1. David Arioch disse:

      Obrigado, Viviani. Esse nome é uma referência cômica ao fato de que no dia em que publiquei uma foto sem a receita houve uma briga pela receita.

      Curtir

  3. Viviani disse:

    Fiz e ficou muito bom! Delícia! Obrigada pela receita!!! E quanto ao nome, faz mais sentido agora…e acredite, também brigaria por ela. ; – )! Brincadeirinha!

    Curtir

  4. EDUARDO PINHEIRO disse:

    Olá! Achei interessante e gostaria de testar, você poderia informar qual a quantidade de cada ingrediente? Na descrição da receita não está escrita.

    Curtir

  5. Felipe disse:

    Qual a quantidade de sal que você usa (mais ou menos)?
    Como os médicos dizem pra não provar massa crua, fiquei inseguro de salgar demais ou de menos.
    Gratidão 🙏🏻

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s