Tapume

Foto: David Arioch
Foto: David Arioch

Baseado em cinco ingredientes, Tapume é um queijo vegetal com vinagrete muito fácil de ser preparado. Só é preciso ter um pouco de paciência.

Ingredientes

Soja em grãos, água, vinagre, vinagrete desidratado e sal.

Preparo

Coloco 500 gramas de soja em grãos em molho em água fervida por cinco minutos. Depois substituo a água quente por água em temperatura ambiente e deixo em descanso por uma noite.

Na manhã seguinte, assim que o conteúdo do recipiente dobrar de volume, jogo fora a água, despejo os grãos de soja no liquidificador e bato aos poucos com a adição de quatro canecas de água (aproximadamente um litro).

Despejo cuidadosamente o conteúdo do liquidificador em um coador de voal e vou espremendo, até o leite escorrer dentro da panela. Assim que terminar, levo a panela ao fogo, sempre mexendo até ferver.

Depois de fervido, desligo o fogo, adiciono quatro colheres de sopa de vinagre de maçã, sal a gosto e vinagrete desidratado a gosto. Então deixo coalhando por dez minutos. Em seguida, coloco a massa em uma forma com furos para deixar o leite escorrer vagarosamente. Para finalizar, reservo no refrigerador, tendo o cuidado de deixar outra forma por baixo. Pronto!

Dicas

Você também pode prepará-lo sem sal e sem vinagrete, caso queira usá-lo em receitas doces.

Caso não tenha uma forma para queijo com furos, você pode improvisar em um pote de sorvete ou outro pote que permita furos no fundo e nas laterais.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s