
O Acarajé pode ser um pouquinho trabalhoso, mas vale muito a pena prepará-lo. Não tenha pressa e será fácil garantir uma massa leve e deliciosa. Falo por experiência própria, porque ao fazê-lo pela primeira vez, o resultado me surpreendeu.
Ingredientes
Feijão-fradinho, água, cebola, sal, óleo e colorau.
Preparo
Lavo um quilo de feijão-fradinho e depois transfiro para o processador só para dar “uma quebrada” nos grãos. Ou seja, é algo bem rápido, o que também pode ser feito no liquidificador. Então coloco de molho por aproximadamente oito horas, tendo o cuidado de esfregar os grãos (para extrair a pele) e trocar a água a cada uma hora.
Assim que não restar mais pele nos grãos, e eles estiverem bem limpos, bato a massa no processador ou no liquidificador com duas cebolas fatiadas e seis colheres de sopa de água. Após obter uma massa bem homogênea, a despejo em uma bacia grande.
Acrescento uma pitada de sal e bato a massa com uma colher de pau por cerca de 20 minutos. O objetivo é deixar a massa aerada, leve e maleável. Na sequência, levo meia panela de óleo ao fogo e incluo uma colher de chá de colorau.
Depois pego uma porção generosa de massa com a colher de pau e despejo o conteúdo cuidadosamente no óleo quente. O objetivo é garantir uma massa bem fofinha e rotunda, para não dificultar no momento da adição do recheio. Pronto!
Dicas
Sobre o recheio, é só usar a criatividade. Fiz à base de vinagrete e creme de palmito.
Como usei um quilo, optei por dividir em duas partes, até para não forçar muito o processador de alimentos.
Como prefiro colocar a pimenta no recheio do acarajé, acabo por não incluir na massa. Também não uso azeite de dendê, mas por uma questão de preferência.