Acarajé

17757125_1395681673856557_5668672543181678098_n
Foto: David Arioch

O Acarajé pode ser um pouquinho trabalhoso, mas vale muito a pena prepará-lo. Não tenha pressa e será fácil garantir uma massa leve e deliciosa. Falo por experiência própria, porque ao fazê-lo pela primeira vez, o resultado me surpreendeu.

Ingredientes

Feijão-fradinho, água, cebola, sal, óleo e colorau.

Preparo

Lavo um quilo de feijão-fradinho e depois transfiro para o processador só para dar “uma quebrada” nos grãos. Ou seja, é algo bem rápido, o que também pode ser feito no liquidificador. Então coloco de molho por aproximadamente oito horas, tendo o cuidado de esfregar os grãos (para extrair a pele) e trocar a água a cada uma hora.

Assim que não restar mais pele nos grãos, e eles estiverem bem limpos, bato a massa no processador ou no liquidificador com duas cebolas fatiadas e seis colheres de sopa de água. Após obter uma massa bem homogênea, a despejo em uma bacia grande.

Acrescento uma pitada de sal e bato a massa com uma colher de pau por cerca de 20 minutos. O objetivo é deixar a massa aerada, leve e maleável. Na sequência, levo meia panela de óleo ao fogo e incluo uma colher de chá de colorau.

Depois pego uma porção generosa de massa com a colher de pau e despejo o conteúdo cuidadosamente no óleo quente. O objetivo é garantir uma massa bem fofinha e rotunda, para não dificultar no momento da adição do recheio. Pronto!

Dicas

Sobre o recheio, é só usar a criatividade. Fiz à base de vinagrete e creme de palmito.

Como usei um quilo, optei por dividir em duas partes, até para não forçar muito o processador de alimentos.

Como prefiro colocar a pimenta no recheio do acarajé, acabo por não incluir na massa. Também não uso azeite de dendê, mas por uma questão de preferência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s