Piche

01-vert.jpg
Fotos: David Arioch

Piche é um pão de melado baseado em bons carboidratos que tem 4,6 gramas de proteínas a cada porção de 50 gramas.

 Ingredientes

Farinha de trigo integral, farinha de aveia, melado, cacau em pó, leite vegetal, tofu cremoso (ou algum outro queijo vegetal cremoso), canela em pó, cravo em pó, noz-moscada, fermento em pó, bicarbonato de sódio e chocolate amargo.

Preparo

Em uma travessa, coloco 200 ml de leite de coco e 200 gramas de melado. Misturo bem os ingredientes com o mixer e acrescento 150 gramas (uma xícara e meia) de farinha de trigo integral, 100 gramas (uma xícara) de farinha de aveia, uma colher rasa de sobremesa de canela em pó, meia colher de sobremesa de cravo em pó, 1/3 de uma colher de sobremesa de noz-moscada e uma colher de sopa cheia (30 gramas) de tofu cremoso.

Mexo tudo com uma colher até ganhar uma consistência bem homogênea e adiciono 40 gramas (duas colheres bem cheias) de cacau em pó. Misturo novamente os ingredientes e incluo uma colher de sobremesa de fermento em pó e uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio. Então mexo bem a massa pela última vez e a transfiro em pequenas porções para forminhas bem untadas.

Levo o Piche ao forno por 30 minutos em temperatura de 180 graus. Se tiver dúvida, aqui vale a dica tradicional de furar a massa com um palito. Se sair limpo, é porque está pronto. Esse tipo de alimento é melhor preparado com o forno em fogo baixo para evitar que a parte inferior fique assada antes da superior. Enquanto os pãezinhos esfriam, derreto 150 gramas (uma barra) de chocolate amargo com 60% de cacau.

Terminada essa etapa, cubro o Piche com o chocolate derretido. Caso tenha dificuldade em cobri-lo por inteiro, use um garfo para furar a lateral de cada unidade enquanto cobre com o chocolate. Para finalizar, reservo no refrigerador. Se alguma parte continuar sem o chocolate, é só esperar a cobertura parcial endurecer um pouco e então passar o restante. Pronto!

Os ingredientes rendem 800 gramas de Piche

Observações

Você pode usar a forma que quiser para assá-lo. O formato e o tamanho de cada porção fica a seu critério.

Na primeira etapa, caso não tenha um mixer, use o liquidificador ou misture com a colher mesmo.

Valores Nutricionais Totais

Carboidratos: 425 Gramas

Proteínas: 100 Gramas

Gorduras: 75 Gramas

Valores Nutricionais por Porção de 50 Gramas

Carboidratos: 26,5 Gramas

Proteínas: 6,25 Gramas

Gorduras: 4,6 Gramas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s