Corado

20728130_1516637455094311_6940837538161137941_n
Foto: David Arioch

Corado é um pudim de batata-doce baseado em apenas quatro ingredientes. Além de rico em beta-caroteno, é menos calórico que o pudim convencional.

Ingredientes

Batata-doce cozida, açúcar de coco (use o tipo de sua preferência), farinha de arroz (use o tipo de farinha de sua preferência) e água.

Preparo

Bato no liquidificador quatro unidades médias (pelo menos 1,2 quilo) de batata-doce Beauregard cozida e bem amassada. Vou adicionando aos poucos. Coloco também quatro colheres de sopa (pelo menos 60 gramas) de farinha de arroz, um copo de água e duas colheres de sopa (pelo menos 40 gramas) de açúcar de coco.

Depois de bater obter uma massa homogênea, transfiro os ingredientes para uma forma de pudim e levo ao fogo em banho-maria por cerca de 40 minutos. Cozinho na boca do fogão mesmo, não no forno.

Depois do pudim pronto, levo ao fogo 1/3 de uma xícara de açúcar de coco e um copo de água. Vou mexendo até a mistura começar a ganhar consistência, ficando caramelizada. Então despejo o caramelo sobre o pudim, espero esfriar e reservo no refrigerador. Pronto!

Como cozinhar em banho-maria?

Basta colocar uma forma maior por baixo com um ou dois dedos de água. É importante não exagerar para evitar que a água derrame ou caia sobre o conteúdo da forma menor.

Observações 

O aspecto corado é dado pela combinação da batata Beauregard, que é extremamente rica em beta-caroteno, aliada à cobertura caramelizada.

Caso queira um pudim mais doce, adicione três colheres de sopa de açúcar. Ou então vá experimentando o sabor e acrescentando o açúcar de acordo com o seu paladar.

11 comentários Adicione o seu

  1. Re disse:

    Será que também dá certo se eu caramelizar a fôrma antes? E se eu assar no forno em banho Maria? Dá certo também? Obrigada

    Curtir

    1. David Arioch disse:

      Re, dá sim, sem problema algum.

      Curtir

  2. Maria disse:

    Vegaromba, da certo com batata doce branca??

    Curtir

  3. Gabriela disse:

    Parece muito gostoso, aqui nos EUA só tem desse tipo de batata doce e é muito comum em receitas do Dia de Ação de Graças, já botei numa listinha mental pra fazer! Será que se usar farinha de amêndoas dá liga? Obrigada pela receita!

    Curtir

    1. David Arioch disse:

      Obrigado, Gabriela. Sobre a farinha de amêndoas, não sei dizer, porque só fiz dessa forma até hoje.

      Curtir

  4. Viviane Pires disse:

    Uauu ! Vou fazer … Veganismo é a colução ♥

    Curtir

  5. Viviane Pires disse:

    *Solução

    Curtir

    1. David Arioch disse:

      Obrigado, Viviane! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário